Dúvidas frequentes
Tire suas dúvidas, faça perguntas para saber mais sobre os nossos serviços.
-
Preciso agendar para fazer a minha radiografia?
Não. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, respeitando as prioridades por lei.
-
Como é feita a radiografia digital?
Nas radiografias digitais, as imagens são adquiridas por aparelhos de raios X que, ao invés de utilizar filmes radiográficos, possuem uma placa de circuitos sensíveis aos raios X que gera uma imagem digital e a envia diretamente para o computador na forma de sinais elétricos.
Os sistemas de radiografias digitais oferecem a obtenção de imagens com maior qualidade e menor exposição do paciente à radiação, comparados com os sistemas analógicos.
No sistema de aquisição convencional as imprecisões em termos de exposição provocam normalmente o aparecimento de radiografias escuras, claras ou com pouco contraste, sendo melhoradas com técnicas digitais de processamento e exibição de imagem.
-
Quais as vantagens das radiografias digitais?
- Redução da dose de radiação à qual o paciente é exposto;A imagem aparece em poucos segundos, o que possibilita um diagnóstico imediato;
- Elimina-se o uso de substâncias químicas nocivas ao meio ambiente;
- Recursos de software de auxilio ao diagnóstico, que facilitam a visualização e a precisão dos detalhes;
- Envio de imagens para outros profissionais, por meio da Internet o que pode ser de grande valia em casos onde o paciente necessite de um atendimento de urgência;
- Possibilidade de armazenamento das imagens por tempo indeterminado.
-
Podem ser realizados exames radiográficos em pacientes gestantes?
A maioria dos exames de raios X com finalidade odontológica não expõe o feto a níveis elevados de radiação para que haja consequências negativas. Com o uso dos equipamentos de segurança como avental de chumbo, tempo curto de exposição e evitar a repetição de exames, o exame radiográfico deve ser feito quando bem indicado, em especial após o terceiro mês de gestação.
-
Quanto de radiação o bebê recebe quando a gestante faz uma radiografia odontológica periapical?
A quantidade de radiação que um bebê recebe quando a mãe faz uma radiografia periapical é de apenas 0,01 milirad. Um rad equivale a 1.000 milirads, então alguém teria que fazer 100 mil raios-X dentários para que o bebê fosse exposto a 1 rad.
Estima-se que uma radiografia do tórax exponha o feto a 60 milirads, uma do abdome a 290 e uma tomografia a 800 milirads.
Para se ter uma ideia, durante os nove meses de gestação, um bebê é geralmente exposto a cerca de 100 milirads de radiação natural do Sol e da Terra.
-
Qual a importância da radiografia panorâmica na fase da dentição mista?
A radiografia panorâmica é um exame complementar importante na fase da dentição mista, pois ela permite visualizar o desenvolvimento intraósseo dos germes dentários permanentes e identificar anomalias dentárias de desenvolvimento, o que possibilita ao profissional analisar se a cronologia, a sequência e o local de erupção dos dentes permanentes estão corretos ou se há desvios no padrão normal.